quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que vem primeiro?

Pensamos para existir!

Mas como esse pensamento é formulado??



Se você nunca penso nisso.. Eu já e sabe.. mesmo sabendo que um individuo é inserido no mundo "real" pela subjetividade da mãe e após notar que aquele ser tem seus desejos próprios que não são o mesmos que os seus, você começa assim a formar a sua propria subjetividade e com isso.. começa a desenvolver sua subjetividade e a pensar por si só através de seus desejos.

Mas sabe nunca tinha parado pra pensar no fato que nossos pensamentos não existiriam se nós não tivéssemos imaginação!!



"Não há vida mental sem imaginação." Está frase foi dita em aula hoje, e após isso, meus pensamentos foram a mil.. pois como a imaginação pode ser desencadeadora de nossos pensamentos? Nossa imaginação é uma coisa louca.. que nem agente sabe realmente explicar!!

E após pensar muito nisso e pesquisar sobre o assunto, descobri que a imaginação por mais louca que seja é uma ação consciente.



A imaginação é uma atividade psíquica, geralmente voluntária, que consiste na evocação de imagens percebidas no passado (imagem mnêmica) ou na criação de novas imagens (imagem criada). (DALGALARRONDO, 2008)



É a função de evocar ou produzir imagens de um objeto real qualquer, independentemente de sua presença ou ausência. (JUNG)



Isso é, se não tivéssemos imaginação não conseguiríamos entender o que os outros falam sem ter o objeto ou pessoa em nossa frente. Então a imaginação está em todos para conseguirmos estar inseridos no mundo.



Quem diria né! Que dependemos tanto de uma coisa que normalmente vai muito além do nosso pensamento!


Bom é isso! Espero que tenham gostado.. uma curiosidade minha que quiz compartilhar com todos!
:D

Um comentário:

  1. Adorei você ter abordado o assunto "subjetividade do indivíduo" e achei extremamente interessante a observação de que a imaginação é algo consciente e está relacionada com a abstração (apesar de você ter deixado isso apenas implícito)! Apenas discordo da afirmação cartesiana "Penso, logo existo" e acredito fielmente no resultado de sua inversão "Existo, logo penso"! =***

    ResponderExcluir